top of page

"Gaivota" da Rússia

Atualizado: 23 de mai. de 2021

Em russo, gaivota é "cháika". Devo confessar que quando vi esse modelo pela primeira vez, eu não conseguia entender porque que o nome é gaivota. Mas depois eu percebi que o nome veio do formato da frente, que se parece com um pássaro voando.

Tamanho M (92 cm)

Material:

Fio Tomie (3 novelos)

Agulhas circulares de 5 mm

Agulhas de crochê de 2.5 mm


A construção da blusa é bem interessante. E eu estava namorando esse modelo no YouTube há muito tempo já. Como eu disse no meu primeiro vídeo sobre esse modelo, quem ensinou a fazer a "Gaivota" foi uma tricoteira russa bem famosa, Olga Kondratyeva.


Então, eu estava com muita vontade de fazer a blusa. Gosto de aprender coisas novas. E ao mesmo tempo eu pensei que provavelmente as tricoteiras brasileiras gostariam de aprender a tricotar a "Gaivota" também. Como o vídeo original é em russo, eu fiz uma tradução dele no meu canal. Lá mostrei como fazer os cálculos para todos os tamanhos (do jeito que a Olga ensinou).

 

Eu, na verdade, demorei muito com essa blusa... Refiz os cálculos e recomecei o trabalho mil vezes. O maior problema era o fio. Eu quiz fazer uma blusa de verão, então a melhor opção para isso é o algodão ou viscose, né? Mas não todos os tipos desses materiais servem bem. Mesmo que o algodão seja o fio mais adequado para o clima quente, o caimento dele pode ser um pouco duro ou não tão lindo como o de lã. Depois de muitas vezes de fazer e refazer, decidi deixar esse projeto de lado por um tempo indeterminado 😅. Às vezes temos que descansar para depois continuar trabalhando.


Aí, um dia fui na loja Casa da Vivi em Brasília e vi os últimos 3 novelos do fio Tomie. Eu já trabalhei com esse fio antes e sabia o quão bom ele é. Acho que esses três novelos da cor preta estavam me esperando na estante :)


Long story short, fiquei muito feliz com o resultado. A blusa ficou leve com caimento lindo e, a coisa mais importante para mim: a peça não fica aamarrotada depois de dobrá-la! Amo quando dá para guardar as roupas de tricô sem ocupar muito espaço.


Mas eu não levei em consideração, quando comecei a Gaivota, que os pts mais abertos em cor preta não ficam tão lindos. Os pts ficam bem mais transparentes do que em cor mais clara 😅 Espero que você entenda do que estou falando rsrs. Para resolver esse problema, eu vou usar a minha Gaivota com um topzinho por baixo. Ainda bem que a largura da blusa ficou boa e com o topzinho não me sinto desconfortável.


Então, se você quiser usar a blusa em cor preta sem nenhum topzinho, acho que é melhor usar uma numeração de agulhas menor ;)


Espero que vocês também gostem de fazer esse projeto. No Instagram é possível encontrar incontáveis variações da Gaivota. No link abaixo você encontra Gaivotas feitas por tricoteiras russas. Para servir de inspiração:)


Se você fizer a sua Gaivota, por favor, me marque no Instagram em @lana_tricotropical. Eu adoro ver o resultado dos seus projetos! Abraço!

 

335 visualizações3 comentários
bottom of page